Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Fattoria dei Barbi Morellino di Scansano 2009




A Toscana possui uma diversidade vitivinícola digna de nota. São onze DOCG e simplesmente trinta e oito DOC. No meio dessa diversidade, uma peculiaridade: a sangiovese aparece como corpo de uma boa parte dessas denominações. Os italianos costumam brincar dizendo que eles produzem vários vinhos com a mesma uva. Nobile di Montepulciano,  Chianti,  Brunello de Montalcino,  Rosso de Montalcino e  Morellino di Scansano são exemplos de vinhos feitos com a sangiovese ou suas variantes. De qualquer forma, a sangiovese é a principal uva da Toscana e é perfeita para acompanhar a deliciosa culinária da bota.
O Morellino de Scansano é produzido com uvas Sangiovese no sul da Toscana e sua produção tem aumentado recentemente. A sangiovese (olha ela aí!) é utilizada num mínimo de 85%. Conseguiu DOCG em 14 de novembro de 2006; assim, a primeira safra DOCG é a de 2007. Em bons anos pode-se produzir o Riserva (envelhecimento mínimo de dois anos, sendo um em barricas).
Com relação a este vinho, é produzida pela tradicional Fattoria dei Barbi com Merlot e Sangiovese (85%). Cor vermelho rubi, com toques grená, bem translúcida. Aromas bem fechados inicialmente, mas que abriram um pouco depois de alguns tempo na taça (o que alías é bem marcante com vinhos da sangiovese). Frutado com toque tostado. Na boca, tem corpo leve/médio, certa rusticidade nos taninos, mas com um bom conjunto. Final breve, mas agradável.
Achei um vinho básico, mas certamente vai agradar. Deve ir bem com massas com molho vermelho.
Espero ainda outros exemplares dessa DOCG para me convencer de sua qualidade.
Classificação LV: bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...