Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Por que beber vinho brasileiro?

Esta é uma análise pessoal: consumo, em circunstancias normais, cerca de 2 garrafas de vinho por semana. Em um ano, são 112 garrafas.
Se eu considerar que a expectativa de vida do brasileiro seja de 73 anos (segundo o IBGE), restam-me 36 anos, o que me leva ao número de 4032 garrafas.
Isso, inevitavelmente, me faz pensar que cada garrafa a mais é uma garrafa a menos.
De certa forma, é interresante pensar assim.
O fato é que, diante de milhares de opções de vinhos que existem no mundo, o mínimo que eu posso fazer é escolher bem o que eu vou beber, para não desperdiçar nenhuma de minhas 4032 oportunidades.
Aí, chego onde queria: quais os motivos que me levariam a beber um vinho nacional?
O que me ocorre no momento:
1- o vinho nacional é de boa qualidade.
Bom, até hoje não provei nada além do razoável.
2 - o vinho nacional é barato.
Inverdade absoluta.
3 - devo beber vinho brasileiro por que sou brasileiro.
Esse argumento é fraquíssimo e não se mantém.
4 - devo consumir produtos nacionais para estimular o crescimento econômico interno.
Isso é tarefa do governo.
5 - ???

Bem, na minha análise simplista da situação, acho que tá dificil achar um argumento para eu gastar uma das minhas poucas oportunidades de degustar um bom vinho com um produto nacional.
E isso não é preconceito, não, pois tenho tentado.
Após esgotar os espécimes já presentes na minha adega, acho que não vou mais tentar, a não ser que encontre um bom motivo.

4 comentários:

  1. O consumidor americano é responsável pela maior parte do consumo de vinho produzido por lá. Sim, por ser vinho americano e por - muitas vezes - ter boas opções a preços mais justos.

    O brasileiro não é tão nacionalista a ponto de pagar mais caro só por ser produto do Brasil, ainda mais por sabermos que grande parte da "gordura" no preço é por conta dos altos impostos e bu(r)rocracias inúteis tais como o famigerado Selo Fiscal.

    Mas se não fizermos um exercício para estimular e acompanhar a evolução do vinho brasileiro, o quadro não mudará. Dentre nossas escolhas, acredito que há espaço para algumas garrafas - mesmo que esporádicas - e dessa forma criarmos espaço para manifestar nossa "militância".

    Há boas opções, mas precisam ser garimpadas. Sugiro - para que não se confirme a premissa de não haver mais tentativas de sua parte ou de outros - rótulos de produtores tais como Vallontano, Angheben, Era dos Ventos, Pizzato, Maximo Boschi, Dezem, Villa Francioni, Villagio Grando, Cave Geisse, Valduga, dentre outros.

    Garanto que terá boas surpresas.

    Saúde, boa páscoa e viva o vinho brasileiro!

    ResponderExcluir
  2. Caro colega,
    que existem algumas boas opções de vinhos brasileiros, eu não tenho dúvidas.
    A questão é o quanto se paga para tomar bons vinhos nacionais. O custo benefício é realmente péssimo.
    Quanto aos americanos serem responsáveis por maior parte do consumo, a meu ver, deve-se exclusivamente á qualidade e ao preço dos vinhos americanos e não a um sentimento patriota e autruísta.
    Quanto a fazer um exercício para estimular o vinho brasileiro, eu passo a vez. Não estou disposto a pagar um preço alto por um vinho nacional apenas para estimular os ganhos dos empresários. Eles é que devem exercitar formas de fazer seu produto adquirir maior qualidade, buscar uma expressão própria e ter preços competitivos.
    De qualquer forma não estou fechado ao vinho nacional, apenas acho que no momento ainda não é uma boa opção.
    Abs e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Concordo 100%, LV!

    Se o vinho da Califórnia custasse aos gringos o que os nossos nos custam, eles tb correriam pros chilenos e argentinos!

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  4. Villagio Grando - na minha opinião, um bom motivo para se beber um vinho brasileiro..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...