Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Viagem à Toscana

Hoje foi dia de nostalgia. Dia de relembrar a viagem à Toscana que fizemos recentemente com o casal de amigos Estevão e Carla.
Então preparei um espaguete ao funghi ,que foi muito bem acompanhado por um Chianti muito especial, não por sua qualidade excepcional, mas pelas recordações que trouxe da lindíssima Greve in Chianti, onde foi comprado.


Cidadezinha pequena, bucólica, no coração do Chianti, extremamente charmosa e encantadora, daquelas para onde você tem a vontade de se mudar, após vender tudo o que tem. Acho que já vi esse filme...
Uma praça linda que é seu emblema máximo


e uma enoteca simplesmente fantástica, que disponibiliza aos clientes cerca de 150 rótulos diferentes em máquinas dosadoras.


As doses de 30 ml variam de 60 centavos de euros até 16 euros. Você compra um cartão carregado com um valor pré-definido e vai gastando nas maquinetas até acabar e voce comprar outro e depois mais outro, até não aguentar mais.


Isso sem contar com degustações grátis de azeite e porções apetitosas (essas pagas) de queijos e frios (especialmente o fantástico prosciutto).
Simplesmente imperdível!

De volta ao vinho (Chianti Clássico UPVC 2008), um típico Chianti, com com rubi translúcida e aromas de boa intensidade, frutado. Corpo leve, álcool na medida e taninos um pouco rústicos, bem típicos. Final curto, mas delicioso.
Classificação: bom.
Classificação da viagem : excepcional.

5 comentários:

  1. Estou morrendo de saudades da Toscana toda.Não posso dizer especialmente de Greve,porque todas as outras pequenas cidades por onde passei me agradaram tanto quanto esta.

    Se vc tivesse lembrado de mim poderiamos tomar mais um chianti, tb classico ( o ultimo que tenho)e assim eu poderia provar seu espaguete ao funghi.
    Fica para outra vez,pois hoje temos um grande compromisso.Estou pensando num Amarone,que tal?

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Que beleza essa maquininha, hein?

    Fiquei curioso pra saber quais vc experimentou na máquina e suas impressões.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. BK, meu amigo,
    já nem lembro direito.
    Foram pelo menos uns 30 vinhos degustados, sem exagero. No final de uma viagem como esta, após uns 100 vinhos tomados ou mais, as coisas parecem um pouco nebulosas.
    Sem duvida o que mais impressionou foi um Tignanello 2008, que estava no ponto, prontinho.
    Segundo consta, algumas safras dele chegam ao mercado prontas, outras só se expressam totalmente após 10, 15 anos.
    Comprei esse 2008 (50 euritos) e botei no calabouço esperando uma ocasião especial, pois me foi dito que ele permanecerá no auge por pelo menos uns 5 anos.
    Quem sabe abrimos juntos?

    ResponderExcluir
  4. Viagem fantastica, não tinha onde dar errado: enoturismo com o casal "leigo vinho" ,desceu aveludada, ficou o sabor de querer voltar...
    Florença,Chiant, Luca , Siena , inesqueciveis.
    Lisboa de entrada e Roma na despedida...Saudades.
    Primo piatto, secondo piatto, entornos, La torre , Janeiro, que lembranças hein. Cada dia da viagem só boas surpresas,valeu muito.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...