Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


domingo, 29 de janeiro de 2012

Bodegas Lopez Chateau Vieux 1998

A Bodegas Lopez é uma tradicional vinícola hermana e está entre as que mais vendem para o mercado interno argentino, mas é relativamente pouco conhecida fora. Já foi objeto de post aqui no blog, assim como esse vinho, em safra diferente.

Essa linha é produzida com um interessante blend de cabernet sauvignon, merlot e pinot noir. Interessante notar a diferença marcante entre as duas safras, todas de alto nível. Na safra de 1996, o blend mostrou características fortes da pinot, apesar da pequena proporção na composição (10%), enquanto esta safra de 1998 já mostrou características próprias, não tendendo a nenhuma casta especificamente, o que foi bem interessante.

Cor rubi média, com reflexos atijolados, porém menos proeminentes do que no 96. Nariz bastante complexo, delicioso, com frutado leve, tostado, caramelo, chocolate e madeira fina. Na boca corpo médio, taninos redondíssimos, álcool imperceptível, boa acidez. Muito macio. Final de média permanência.

Ainda tenho a safra de 1999 aqui na adega e estou ansioso para abrir. Se um dia voltar a Mendoza certamente comprarei uma quantidade maior.

Classificação LV: excelente.

8 comentários:

  1. Nunca tomei esse exemplar, mas costumo comprar o Montchenot, tanto que tenho da safra 1995 até a última 2002, sempre vinhos que lembram o velho mundo, diferente dos vinhos bombados, outro que recomendo, que é o mesmo estilo é o Carmelo Pati, de preferência o Cabernet.
    Abraços e ótimo post.

    ResponderExcluir
  2. Jacques,
    fiz uma degustação com o Montchenot na visita que fiz à Bodega Lopez no ano passado e realmente é um espetáculo. Trouxe três: 1995, 1997 e 2001. Estão na adega e, com certeza, virarão posts no futuro.
    Obrigado pela visita e participação.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Essa Bodega é a primeira da minha lista, pra quando eu for a Mendoza.
    Engraçado que o Samurai esteve há pouco em Buenos Aires, foi em duas lojas e não achou nada dos Montchenots.
    Uma pena...

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Realmente vc não pode perder.
    São atenciosos e tem uma sala de degustação bem bacana.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. BK72,
    Comprei no interior da Argentina, se encontra com mais facilidade, pois é o vinho de consumo dos hermanos, paguei por volta de 38 reais. Estou com a safra de 2002, a qual foi considerada a melhor da Argetina nos últimos tempos, estão em adega esperando momento certo para abrir.

    ResponderExcluir
  6. é realmente difícil de encontrar por buenos aires este vinho e o montchenot. encontrei em um mercado pequeno (de bairro), próximo à calle florida. na winery e ligier (lojas maiores e especializadas) não tinha...

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, a Bodega Lopez tem os vinhos mais elegantes e diferenciados da Argentina. Também estou me cansando desses vinhos bombadaços e encontrei no Chateau Vieux e Montchenot exatamente o que procurava. Vinhos redondos, complexos, deliciosos. São sem dúvida meus vinhos favoritos da atualidade, e o melhor de tudo... não são caros. Na argentina um Chateau Vieux custa 20-25 reais e um montchenot 30-35. Recentemente adquiri algumas garrafas do top de linha da vinícola, o Federico López (este sim um pouco caro, na faixa dos 100 reais)... quando eu abrir alguma dessas garrafas faço um post aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,
      primeiramente obrigado pela visita e pela contribuição.
      Quando abrir as garrafas, compartilhe conosco.
      Eu tenho aqui na adega esperando uma oportunidade mais um desse, safra 1999, tres Montchenot (dois 10 anos e um 15 anos) e um Frederico Lopez.
      Todos certamente virarão posts quando forem abatidos.

      Abs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...