Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Embocadero 2009


Recentemente temos observado uma verdadeira invasão das prateleiras dos supermercados e das páginas da web com vinhos espanhóis.
Primeiramente porque, de um modo geral, apresentam bom custo-benefício com relação a outros vinhos europeus. Depois porque os espanhóis têm recebido altas pontuações da crítica especializada, principalmente da canetinha nervosa RP, o que, com certeza, estimula a venda, não raro causando decepções.
Este caldo é um bom exemplo. Bonita garrafa estilosa. Cor escura, densa, arrouxeada. Nariz interessante, embora não muito intenso. Tostado, frutas escuras, caramelo. Na boca mostrou equilíbrio, taninos finos, acidez correta. Final de média permanência, com discreto amargor.
Foi pessimamente harmonizado com uma lasanha ao sugo, o que mais uma vez comprovou minha tese de que espanhóis e massas geralmente não se dão bem.
É um bom vinho,  correto, com bom preço (41 dilmas), mas não impressiona. Chega a ser decepcionante se a expectativa for encontrar os 92 pontos dados a ele.
Classificação LV: bom.



FICHA

Produtor: San Pedro Regalado
Tipo: Tinto
Região: Ribera Del Duero
País: Espanha
Safra : 2009
Uvas: Tempranillo (100%).
Graduação Alcoólica: 14%
Temperatura de Serviço: 15oC
Envelhecimento: 14 meses em barricas de carvalho francês.

5 comentários:

  1. As canetas Parker andam espirrando tinta demais.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo amigo... infelizmente isso ocorre muito com vinhos sul americanos também, geralmente vemos notas generosas do RP para vinhos que nem sempre são tudo isso...

      Excluir
  2. Discordo. Como dizem não há bons vinhos e sim boas garrafas de vinho. Ter ou não 92 pontos não eh o caso, como Vc mesmo apregoa lá no cabeçalho do blog e sim o que gostamos. Peco que experimente outra garrafa. Humildemente acho um vinho ótimo, bom corpo, boa intensidade e amargor zero, no preco e disponibilidade. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Rogério, experimentei o Embocadero 2009 recentemente e considerei um vinho excelente, e que na minha humilde opinião, merece sim os 92 pts do "generoso" RP hehehe... que ele é generoso, principalmente com alguns vinhos sul americanos, não há dúvida, mas neste Embocadero acho que ele acertou em cheio. Abraços!

      Excluir
  3. Os blogs são ótimos, ajudam muito na compra.
    Os 92 pontos não são para nós, são para eles que pagam 5 euros pela garrafa tornando uma relação qualidade preço incrível. Eu já me decepcionei muito agora procuro bons vinhos por indicação pagando menos pelo vinho e não mais pelos pontos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...