Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


domingo, 25 de março de 2012

Alma Negra Pinot Noir 2009



Aqueles que me conhecem um pouco sabem da minha preferência escancarada pela Pinot Noir. E tenho provado vários, de diferentes lugares e estilos. Embora meu gosto pessoal recaia sobre o estilo Borgonha, já provei vários PN que me encantaram.

E foi o caso deste Alma Negra, obra do badalado Ernesto Catena, que, até então, não tinha me impressionado. Vinho muito bom. Tem um forte apelo novo-mundista, mas não perdeu a elegância e não atropelou nada.

Cor rubi clara, translúcida. Aromas com boa complexidade, inicialmente com predomínio frutado (morango, goiaba). Com algum tempo de taça, aparecem toques abaunilhados, cedro e notas florais. Na boca, bastante equilíbrio e elegância, sem excessos. Taninos finos, corpo leve para médio, média acidez e álcool correto. Final de média persistência, agradável.

Agradou bastante. Com certeza recomendo.

Classificação LV: muito bom. 

FICHA

Produtor: Tikal (Ernesto Catena)
País: Argentina
Região: Mendoza
Safra: 2009
Uva: Pinot Noir 100%
Vinhedos: Vinhedo localizado a 1.300m em Tupungato, Mendoza.
Vinificação: Tradicional.
Maturação: 50% do vinho em barricas de carvalho por 14 meses (30% novas).
Temperatura de Serviço: 16 a 18ºC
Teor Alcoólico: 14% Vol.
Sugestão de Guarda: até 5 anos

2 comentários:

  1. eu só vejo no seu blog vinhos do novo mundo, não sei como vc pode definir seu gosto por pinot noir como "estilo borgonha". Cadê os borgonha? Será que isso não é só um efeito sideways? Acho que as pessoas estão definindo o seu gosto rápido demais, e sem muita base para isto.

    abs,

    Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Marcelo,

      primeiramente quero agradecer a visita a este singelo blog.
      Gostaria de responder ao seu questionamento falando que este blog é uma criança com apenas 1 ano e meio de vida, ao contrário de seu escritor, que já está um pouquinho mais rodado (hehehe). A proposta do blog é e sempre foi compartilhar a minha experiencia de degustação, na medida em que acontecia, de forma que todos os vinhos que já bebi não estão e nunca estarão no blog. Os "borgonhas" que já bebi no passado não estão no blog. Simplesmente há uma história enológica antes desse blog existir, de forma que meu gosto pessoal não foi formado pelos vinhos que bebi recentemente, mas antes mesmo de eu começar a postar algo. Posso dizer que a maioria dos borgonhas que bebi foram bebidos na própria França, em viagens que fiz ou mesmo aqui, mas tendo trazido os vinhos de lá, uma vez que os vinhos franceses atingem um preço quase impeditivo aqui no Brasil, por motivos que não vem ao caso.
      Assim, não tenho bebido muitos borgonhas ultimamente, por razões meramente financeiras, já que este é um blog independente e não patrocinado por importadoras, o que se vê muito por aí.
      Também não acho que meu gosto pessoal seja resultado do filme Sideways - bom filme, diga-se de passagem - uma vez que não tem muito tempo que o descobri. Aliás, nem acho que este filme defenda os pinots da borgonha, e sim tende a valorizar a produção norte-americana (novo-mundo).
      De qualquer forma, agradeço sua contribuição.
      O espaço do blog é para isso mesmo,

      Abs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...