Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Chris Ringland Shiraz 2008

Esse artigo é parte do programa de intercâmbio entre os blogs Leigo Vinho e  Wineleaks (como parte da compensação pelo recente roubo do passe do 0-Berto) . Vou tentar não fazer muito feio.
Começo de junho, meu aniversário. Para não arriscar passar apuros, tive que abrir o baú da felicidade: uma caixa de madeira adquirida na vinícola Wyndham Estate , onde outrora eram guardadas 6 garrafas do top de linha deles, o Black Cluster, e que eu usei pra levar meia dúzia de bons posts em segurança, de volta da Austrália para a China.
Escolhi o Chris Ringland Shiraz 2008 . Esse danado já me veio cheio de boas referências: foi-me indicado pelo Mr Kononenko quando eu estava na Austrália - onde bebi uma garrafa pela primeira vez - e em seguida confirmei a boa escolha num link enviado pelo BK.
Não, não adquiri nenhuma das safras premiadas. Comprei o 2008 pelo ridículo preço de 16 doletas ostralhanas, ao comprar meia dúzia de garrafas duma bottle shop.
Na taça, escuro, muito escuro. Lágrimas lentas, licorosas. No nariz, falsa modéstia: dá pra sentir uma mistura de aromas sem que o álcool se sobressaia. E logo daí se vê qualidade. O Chris Ringland Shiraz tem nada menos que 16,5% de álcool! E se o rótulo dá aquele medo de começar, na boca o medo acaba. O vinho é encorpado, muito denso, cheio de sabores e notas. Frutas vermelhas escuras, ervas, uma madeira de leve, sem cadeiradas nas costas e, no final, aquele pouso longo e suave que merece aplausos.
É um vinho que recomendo sem restrições, e dado o valor, não posso dizer que é menos que excelente. Obviamente, estou falando de custo benefício. E o desse aqui é simplesmente inacreditável.

General

6 comentários:

  1. Belo post, General.
    Obrigado pela participação.
    A casa é tua, parceiro.
    Vou preparar algo à altura para a retribuição.

    ResponderExcluir
  2. Opa! Olha o intercãmbio aí funcionando.

    16,5%? Cacildis! O licor favorito da patroa aqui em casa tem menos que isso.

    Ainda bem que esse vinho não vende aqui, pois assim ficamos com essa ótima impressão do custo/benefício.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Valeu General,post muito legal.Vou procurar este vinho.

    Muito bom também foi o intercâmbio.Parece que o Leigo ficou satisfeito.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Opa! Agora sim, com posts em blogs de classe como esse, sinto que estou ganhando prestígio!

    Esse vinho aí vale muito a pena. Não se enganem pelo preço. E dá pra deixar na masmorra amaciando. Tipo do vinho que a gente sempre se arrepende de não ter trazido mais, está entre os melhores que bebi na Ostralha. Motivo pelo qual escolhi pra escrever o post (não passar vergonha).

    Óbvio, me falta a elegância do BK, a precisão cirúrgica do LV e a sabedoria modesta do 0-Berto. Mas bebendo junto a gente chega lá!

    Obrigado pelo post, LV! E pela força, amigos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do intercambio.
    Podemos pensar em algo diferente, do tipo uma confraria virtual, com todos postando sobre um vinho, ou algo do genero (inclui o 0-Berto).

    ResponderExcluir
  6. Entrei só pra fazer uma errata do meu último comentário: "sabedoria modesta" dá uma ideia errada. Me referia à sabedoria com modéstia do 0-Berto, que quando comenta parece uma pessoa comum, e não o escritor que é, a experiência que tem.

    A confraria virtual é uma boa! Só tenho que conseguir aqui um vinho bom o bastante pra valer a pena!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...