Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Concha y Toro Reservado Cabernet Sauvignon 2008

Tomamos este também no restaurante Contemporâneo, que, aliás, merece um post a parte, numa outra oportunidade.
Nesta linha estão os vinhos de entrada da gigante chilena Concha y Toro.
Na verdade sempre paira uma dúvida sobre este termo - reservado. O que ele significa?
Por estratégia de marketing resolveram criar rótulos chamativos (com nomes parecidos aos de grandes vinhos), às vezes dando uma impressão de algo que não são.  Para o Brasil,  criou-se o tal do “reservado”, termo lançado por uma grande vinícola chilena para dar a ilusão de se tratar de um vinho de classe, como no caso dos espanhóis. Reservado não quer dizer nada e geralmente são vinhos simples, os mais simples de suas vinícolas. É o chamado vinho de supermercado (sem preconceitos, é claro). Um reserva é um vinho diferenciado, que precisa do afinamento em barrica (uma barrica para 300 garrafas custa no vinho cerca de R$ 10,00 a mais por garrafa; portanto não dá para pagar 18 reais e ser realmente reserva!).
Pois bem, vamos ao vinho.
Na taça apresentou cor vermelho rubi, com reflexos violáceos.  Aromas pouco intensos, com uma incomodativa nota vegetal. Ao paladar, corpo leve, discretamente adocicado, com taninos macios. Mostrou pouca complexidade. Final de boca curto, discreto.
Não agradou, mesmo levando em conta o preço acessível (algo em torno de 18 reais). Com um pouco mais pode-se adquirir o eficiente Casillero del Diablo, da mesma da Concha y Toro, que sempre agrada.
Não indico e não compro.
Classificação : regular.


O bom foi a companhia.

FICHA
Produtor: Concha y Toro
País: CHILE
Região: Vale Central
Tipo : tinto
Corte : varietal
Uva: 100% Cabernet Sauvignon
Safra: 2008
Teor alcóolico : 13%
Volume: 750 ml

4 comentários:

  1. comprei também e me decepcionei... uma pena, não compro mais. A proposito, gosto bastante do seu blog e sempre passo por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carine,
      Obrigado pela contribuição e pelas visitas. Esteja sempre à vontade.

      A propósito:
      "A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade."
      CDA.

      Eu acrescentaria : e nos vinhos ruins que tomamos.

      Abs.

      Excluir
    2. eu sempre compro os vinhos cbernet do chile sao otimos o merlot tamben só são vinhos para quem conhese e aprecia bons vinhos

      Excluir
  2. tb comprei pro dia a dia e me decepcionei... algo na mesma faixa de preço melhor?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...