Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Carmen Classic Merlot 2009

A linha Classic (linha de entrada) da tradicional Viña Carmen é aclamada como um exemplo de excelente custo/benefício. De fato, custa algo em torno dos 30 reais, mas sua degustação não me deixou tão certo de seu custo/benefício.
Sua cor é de um rubi violáceo escuro, não muito translúcido. Denso em sua movimentação na taça, com lágrima lentas. Aromas de média intensidade, agradáveis, com frutas vermelhas e pimenta do reino. Corpo médio, com taninos salientes, e acidez abaixo do desejável. Retrogosto frutado, alcóolico. Final persistente, com certo amargor residual.
É um bom vinho,mas  melhoraria com taninos mais redondos e um pouco mais de acidez. Acho que ganharia com uma guarda curta para arredondar seus taninos, mas não se pode esperar muito mais desse vinho. Como disse não acho um excelente custo/benefício, conforme dizem. Acho que nesta categoria de preço existem melhores opções.
Tomaria de novo, mas sem ter que comprá-lo.
Classificação : bom.

FICHA
Produtor: Viña Carmen
País: Chile
Região: Vale do Rapel
Safra: 2009
Tipo: Tinto
Uva/corte: Merlot(85%) Cabernet Sauvignon (15%)
Vinhedos: Vinhedos localizados no vale do Rapel. Rendimento limitado.
Vinificação: Depois uma colheita manual, as uvas ficam em contato com as cascas por 6 dias à 2°C (maceração a frio). A fermentação alcoólica acontece em cubas de aço inoxidável, com temperatura controlada a 24-25°C.
Maturação: 30% do vinho é maturado em barricas de carvalho francês e americano por 6 meses
Temperatura de Serviço: 16 a 18ºC
Teor Alcoólico: 13,5%
Sugestão de Guarda: Pronto para consumo
Combinações: Carnes e massas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...