Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Casa Marin Lo Abarca Pinot Noir 2009

A Pinot Noir é uma das uvas mais complexas do mundo do vinho. Manuseá-la nas vinhas exige muito trabalho. Considerada a grande uva da Borgonha, a Pinot Noir é uma variedade extremamente delicada, bastante susceptível a variações climáticas e é particularmente frágil em seu manuseio pós-colheita, uma vez que sua casca se rompe facilmente.  Além disso, há que se fazer uma rigorosa seleção clonal, pois o plantio do clone errado em locais não adequados podem gerar vinhos pobres e insípidos. Na produção de tintos, ela dificilmente é misturada com outras uvas, geralmente é usada em varietais. Os vinhos tintos a base da Pinot Noir são mágicos, sensuais, especiais, com uma cor pálida, taninos macios e com uma delicadeza e uma doçura peculiares.  Ao contrário da Cabernet Sauvignon, que produz tintos encorpados, a Pinot Noir mostra elegância,  taninos mais comportados e pigmentos em menor quantidade. Além de grandes tintos da Borgonha a Pinot Noir entra no corte dos famosos Champagnes. Infelizmente os preços dos raríssimos Grand Cru da Borgonha são quase impeditivos para nós, pobres mortais. Mas existem outras partes do mundo que produzem vinhos com esta uva muito interessantes, como os Estados Unidos (principalmente Califórnia e Oregon), a Nova Zelândia, o Chile (com ênfase para os Vale de Santo Antônio, Casablanca e Limarí) e, recentemente, a Argentina (Mendoza e Rio Negro-Patagônia). Referência: assista ao filme Sideways.
Pois bem, foi degustado esse Casa Marin Lo Abarca Pinot Noir 2009.
A Casa Marin e uma vinícola chilena localizada no Vale de San Antonio, uma sub-região do Vale do Aconcágua, dividido em quatro setores: Leyda, Rosario, Lalvilla e Lo Abarca (onde está localizada a viña). Foi fundada por Maria Luz Marín, enóloga, engenheira agrônoma e empresária, atualmente a única mulher fundadora e proprietária de uma vinícola no Chile.(veja foto acima)
Fiquei bastante impressionado com este vinho!
Cor rubi pálido, translúcido, bastante fluido na taça, lágrimas finas e ágeis.  Aromas de média intensidade, bastante agradáveis, delicados, frutados, algo florais. Convidam insistentemente ao primeiro gole. Já o primeiro gole convida a outros tantos. Na boca corpo médio, com uma personalidade marcante, adocicado num primeiro momento, com a cidez bastante presente sobresaindo num segundo momento. Taninos leves, mas bem equilibrados dentro do contexto do vinho. Nenhuma madeira, apenas a expressão da uva. Final persistente e frutado.É um vinho com um objetivo, franco em sua proposta e agrada demais. Altamente recomendado, ainda mais se considerarmos o preço ( na Wine 41 reais; para membros do Clube W, 35).
Classificação: excelente.

FICHA
Produtor: Casa Marin
Tipo: tinto
Safra: 2009
Uvas/corte: Pinot Noir (100%)
Região: San Antonio
País: Chile
Graduação alcoólica: 14%
Temp. de serviço: 14º
Envelhecimento: em aço inox
Diretrizes enogastronômicas: salmão grelhado com cogumelos ou aves
Avaliações:
Robert Parker: 92 (06)
Wine Spectator: 88 (04)
Descorchados: 91 (04)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...