Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


sábado, 11 de dezembro de 2010

Miguel Torres - Ibéricos - Crianza - 2007

A região de Rioja, no norte da Espanha, produz vinhos de origem controlada, com muita qualidade. Seu Vega Sicília é tido como um dos melhores do mundo. As uvas utilizadas são Tempranillo, Garnacha, Graciano e Mazuelo. Utilizam os termos Sin Crianza, Crianza, Reserva e Gran Reserva. Apesar de a palavra crianza poder sugerir para nós brasileiros um vinho novo, na verdade, em espanhol, a palavra significa aleitamento, latência. Com relação aos vinhos a expressão significa que o vinho esteve por determinado tempo, envelhecendo em barris de carvalho, francês ou americano. O Sin Crianza designa um vinho sem envelhecimento na adega, o Crianza obrigatoriamente envelhece por dois anos (um em barricas e outro na garrafa), o Reserva indica dois anos em barrica e um em garrafa e o Gran Reserva no mínimo dois anos em carvalho e mais três na garrafa antes de ser comercializado.
Quanto ao Ibéricos é produzido pela Bodega Torres a partir da uva Tempranillo.
Rótulo muito bonito.  Apresentou  bonita cor vermelho acastanhado, brilhante e límpida. O forte do vinho, a meu ver, foi o a aroma intenso e delicioso, mostrando frutas maduras e algum tostado, bastante convidativo ao primeiro gole. Na boca não pareceu tão bom quanto no nariz. Corpo leve, com discreto adocicado e algo picante. A acidez e principalmente os taninos são agradáveis, com madeira discreta. O álcool é forte e incomoda, não melhorando após algum tempo de aberto. Persistência média e um retrogosto com pequeno amargor.
Não foi uma experiência ruim, mas não compraria de novo.
Classificação : bom.
FICHA
Produtor: Miguel Torres
Tipo: Tinto
Região: Rioja
País: Espanha
Uvas: Tempranillo.
Graduação Alcoólica: 14%
Temperatura de Serviço: 17oC
Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês e americano.
Diretrizes Enogastronômicas: Carnes assadas e de caça.
Safra: 2007
Estimativa de Guarda: 7 ano(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...