Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


domingo, 17 de julho de 2011

Glen Carlou Grand Classique 2006



Este é o post final do primeiro intercâmbio entre os blogs Leigo Vinho e WineLeaks. E já que todos capricharam por demais em seus textos (com destaque para o 0-Berto e suas aventuras na Toscana) eu resolvi esperar, pensar, escolher e elocubrar algo que não só fosse interessante, mas que também agregasse à esse blog co-irmão, alguma novidade. E no estilo Leigo Vinho.
Muito bem, fui atrás de um vinho de origem inédita aqui, que tivesse um bom CB (custo-benefício) e, obviamente, que fosse de qualidade. E confesso que já estava quase desistindo desse enovirtuosismo quando recebi um e-mail do Alan, da Grand Cru vizinha ao meu trabalho, informando do saldão do mês. E, pra minha grata surpresa, toda a linha 2006 da sulafricana Glen Carlou, estava com 40% de desconto. Bingo!
Sou fã confesso desses caras. Já provei vários vinhos deles e nunca me decepcionei. Escolhi então esse Grand Classique 2006, inédito também para mim, e que, no saldão, estava saindo de 75 para 45 Dilmas. Um corte imponente de 5 uvas e com 2 anos de barrica já prometia emoções fortes. E com 5 anos de idade, ele pode estar velho pra Grand Cru, mas pra mim, parecia ser bala na agulha!
Cor belíssima, fechada, com reflexos violáceos e tons muito sutis de vermelho nas bordas. Lágrimas finas e delicadas. No nariz, primeiro ataque foi das frutas escuras, com boa chamada, seguido de um chocolate bem perceptível. Eu dificilmente consigo perceber as notas de chocolate. Com muito esforço, num fundo de taça, as vezes vem uma lembrança. Nesse cara, elas estavam lá, bem marcadas. A madeira, claro, dava esse tom, mas sem atropelar a fruta. Conjunto bem integrado no nariz. Na boca, uma delícia. Taninos amigos, fruta madura e um final mentolado. Uma complexidade e elegância que me surpreenderam. O vinho estava redondo. No ponto. É sempre uma glória quando conseguimos abrir uma garrafa nessas condições.
Classificação: Bom pacas!



FICHA

Produtor: Glen Carlou
Tipo: Tinto - Assemblage
Região: Paarl Valley
País: Africa do Sul
Uvas: 41% Cab. Sauvignon, 40% Merlot, 8% Cab. Franc, 6% Malbec, 5% Petit Verdot
Graduação Alcoólica: 14%
Temperatura de Serviço: 16ºC
Envelhecimento: 24 meses em barricas de carvalho francês de 1º e 2º uso.
Safra: 2006
Estimativa de Guarda: 10 anos
Avaliações: Wine Spectator - 90



B     K     7     2

4 comentários:

  1. A vantagem de ter parceiros de nível é que os incautos que se achegarem a este humilde blog por agora terão a sensação de que se trata de um blog bacanudo (como dizem pelas bandas do Wineleaks).

    Este post deveria se chamar BK Grand Classique 72.

    Precisamos continuar com o programa de intercambio (o interesse é todo meu).

    Brigadu...


    Ah, legal essa de fazer no estilo do blog.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Leigo,
    Eu que agradeço.

    Vamos bolar mais alguma coisa sim.
    Essas coisas são sempre legais de ler e de fazer.

    Abs
    BK

    ResponderExcluir
  3. Fico lisonjeado em ter dado o pontapé inicial deste intercâmbio.
    Como diz o Leigo:esperamos que haja continuação.

    Ainda estou devendo o final da Toscana.Logo que possível mandarei a matéria.

    Beleza de post e de vinho BK. Deu vontade de experimentar,vou procura-lo.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post, BK!

    Vou procurar esse aqui também. Encontrei uma família de sul-africanos aqui e queria ver se achava algo diferente dos Obikwa pra abrir. Vamos ver...

    Dia desses achei Casilleros 2009 por 25 reais numa promoção. Queria comprar todos, mas estava muito longe de casa.

    Esse ficou no estilo LV mesmo, hein? Achou até as notas de chocolate! Vocês estão demais! Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...