Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

FICA AQUI O MEU PROTESTO!!!


Acho melhor tomarmos a maior quantidade de vinho (importado) que pudermos...enquanto pudermos.

A pedido das vinícolas brasileiras, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, decidirá, em breve, a possível abertura de um processo de salvaguarda contra os vinhos importados. A medida foi solicitada pelo setor vitivinícola em agosto de 2011 e no dia 16 deste mês, durante visita à Festa da Uva de Caxias do Sul, a presidente Dilma Rousseff prometeu tomar providências previstas pela Organização Mundial do Comércio contra práticas comerciais "assimétricas e danosas" à indústria nacional.

Assim, fica aqui o veemente protesto deste humilde blog a respeito desse absurdo impetrado pelo setor vitivinícola nacional que, lançando mão de recursos baixos como esse, querendo a formação de uma reserva de mercado, quer dominar o mercado não por um aprimoramento de seus produtos, mas por uma sobretaxação dos importados.

Fica também uma promessa: se essa medida passar, eu não tomo mais vinho nacional, muito menos posto sobre eles.

É BRINCADEIRA!!!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

El Castro Valtuille Mencia Joven 2007

Este vinho vem de um produtor tradicional (Bodegas Castro Ventosa) localizada em Valtuille de Abajo, na DO de Bierzo, Espanha.
A curiosidade estava mais na uva (mencia), que eu nunca tinha provado. É uma das uvas tintas autorizadas na DO de Bierzo (a outra é a garnacha). Não encantou, mas aguardo outras oportunidades para avaliar melhor esta casta.
Cor violácea escura e fechada. Nariz inicialmente fechado, que abriu um pouco após aeração, com um frutado leve, toques herbáceos e mentolados. Corpo médio, taninos finos, acidez razoável e álcool sobrando. Final médio, com álcool ainda marcando e um discreto amargor.

Vinho simples, sem muita complexidade. Com certeza não merece a pontuação de 90 pontos que recebeu da canetinha mágica RP, mas não deixa de ser uma boa opção, se a expectativa não for alta.

Classificação LV: bom.

FICHA
Produtor: Castro Ventosa
Tipo: Tinto
Região: Bierzo
País: Espanha
Safra: 2007
Uvas: Mencia (100%).
Graduação Alcoólica: 14%
Temperatura de Serviço: 16ºC
Envelhecimento: 4 meses em barricas
Safra: 2007
Avaliações : 90 (RP)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Aliwen Reserva Pinot Noir 2010


Entrada da vinícola Undurraga

Abrir esse vinho teve um sabor especial. Ele trouxe ótimas recordações da Viagem ao Chile e da visita que fizemos à vinícola Undurraga.

A visita foi marcada pela cordialidade e pelo caráter "caseiro" que o staff confere à propriedade, por sinal muito bonita.

Com relação ao vinho, apresenta cor rubi clara, translúcida. Aromas tímidos, predominando frutas vermelhas, principalmente cerejas. Na boca, tem corpo leve, boa acidez, taninos macios, álcool pouco perceptível e bastante frescor, com um toque adocicado no final. Final delicado, de curta permanência.

É um vinho simples, mas tem seu valor pelo frescor e delicadeza. Além disso, tem a maior qualidade que um Pinot pode ter: ser um Pinot. Acho que já disse isso em algum post, mas ando cansado de Pinots  muito carregados e pesadões, muito comuns no Novo Mundo. Esse parece Pinot mesmo.

Classificação LV: bom.

FICHA
Produtor: Undurraga
Tipo: Tinto
Região: Valle del Maipo
País: Chile
Safra: 2010
Uvas: Pinot Noir(100%).
Graduação Alcoólica: 13.7%
Temperatura de Serviço: 15ºC
Envelhecimento: 6 meses em barricas de carvalho francês e americano.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dão Quinta de Saes Reserva Estágio Prolongado 2006


Confesso que o rótulo me deu um certo receio. "Estágio prolongado" me remeteu a certos vinhos novo-mundistas que carregam na madeira e deixam o vinho parecendo um enjoativo suco de carvalho. Mas meu receio caiu no primeiro gole, quando encontrei um vinho bastante elegante, muito longe do que seu nome poderia fazer supor.
Cor rubi média brilhante, com certa translucidez. Aromas excepcionalmente complexos. Frutas escuras, caramelo, baunilha, chocolate, toques florais. Várias camadas. Na boca, muito equilíbrio, com álcool na medida, boa acidez, corpo médio, taninos macios. Final longo, confirmando e acrescentando sensações.
Impressionou. Classe, força, profundidade.
Tem estrutura para continuar evoluindo por mais alguns anos de garrafa.
Recomendo muitíssimo.
Classificação LV: excelente.

FICHA
Produtor: Quinta da Pellada
País: Portugal
Região: Dão
Safra: 2006
Tipo: Tinto
Uva: Touriga Nacional, Tinta Pinheira, Jaen e Alfrocheiro
Temperatura de Serviço: 18 a 20ºC
Teor Alcoólico: 13 %
Sugestão de Guarda: de 5 até 10 anos

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Geografico Vernaccia de San Gimignano 2010

Esse veio da adega do amigo Zé Roberto e trouxe um sentimento nostálgico em relação à recente viagem à Itália, especialmente a linda cidade toscana de San Gimignano.

Aliás, o Vernaccia de San Gimignano  ostenta regulamentação DOC desde 1966, tendo passado a DOCG em 1993. É a única DOCG de vinho branco da Toscana.

Cor amarelo palha, límpida e brilhante. Aromas cítricos de média intensidade, com pera, pêssego e toque mineral. Na boca mostrou boa acidez, corpo leve e bastante frescor. Final curto, com a acidez dando o tom final.

Bem gastronômico. Acompanhou muito bem um arroz de polvo.
É um vinho simples, sem muita complexidade, mas prazeroso.

Classificação LV: bom.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Arrocal 2009 - esse ficou devendo !

Mais uma decepção. Abri o vinho com muita expectativa, mas não achei muita coisa. Mais uma prova de que a pontuação (90 RP) pode não ser um bom termômetro.
Cor rubi violácea, com alguma translucidez. Aromas de frutas vermelhas e pimenta, sobrepujados pelo álcool excessivo. Na boca, corpo médio, com álcool incomodando e os taninos um pouco ásperos. Boa acidez. Final longo, mas com um certo amargor.
Mostrou desequilíbrio, mas pode ser que melhore um pouco (não muito) com algum tempo de garrafa.
Classificação LV: regular.


 
FICHA
Produtor: Bodegas Arrocal
Tipo: Tinto
Região: Ribera del Duero
País: Espanha
Uvas: Tempranillo
Graduação Alcoólica: 14%
Temperatura de Serviço: 15ºC
Envelhecimento: Seis meses em carvalho.
Safra: 2009
Estimativa de Guarda: 5 ano(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...