Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Allegrini Valpolicella DOC 2008

A região de Veneto é a terceira região produtora da Itália, após a Puglia e a Sicília. Os vinhos da área dos arredores da cidade de Verona incluem o vinho branco Soave, o espumante Prosecco e os tintos Valpolicella e Bardolino. Os vinhos Valpolicella estão entre os mais suaves e frutados da Itália, produzido com as uvas Corvina, Rondinella e Molinara. Passito é o termo italiano para vinho de uva seca e o Valpolicella tem duas versões: Recioto della Valpolicella que é feito com uvas secas em um estilo doce; e a versão seca, um dos vinhos mais famosos da Itália, o Amarone della Valpolicella. Na composição do Valpolicella entram as uvas corvina, molinara e rondinella. A primeira dá personalidade ao vinho, a segunda dá acidez e a terceira, o sabor.
Allegrini é um tradicional e confiável produtor do Veneto.
Este vinho apresentou cor rubi brilhante e translúcida, bem fluido na taça. Aromas intensos, com frutado leve, pinho dominando, com fundo mentolado. Um aroma bem marcante, com personalidade. Corpo leve para médio, bem equilibrado, com taninos macios e alcool brando. Boa acidez, o que o faz bem gastronômico, o que, aliás, é típico de vinhos italianos. Final de média duração e retrogosto confirmando o nariz. Um vinho bem interessante, considerando a proposta de simplicidade própria dos Valpolicella.
Classificação: bom.

FICHA

Produtor: Allegrini
Tipo: Tinto - Assemblage
Região: Veneto
País: Italia
Safra: 2008
Uvas: Corvina Veronese, Rondinella e Molinara.
Graduação Alcoólica: 12.9%
Temperatura de Serviço: 14ºC
Envelhecimento: Curto amadurecimento em aço inoxidável.
Diretrizes Enogastronômicas: massas com molho vermelho, pizzas e comidas italianas em geral.
Estimativa de Guarda: 5 ano(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...