Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


terça-feira, 7 de junho de 2011

Tempus Pleno 2005

Comprei este vinho de forma despretenciosa em um supermercado (Wall Mart) por um preço bem acessível (35 dilmas, como diz meu amigo General, do Blog Wineleaks). E a verdade é que vale cada centavo. Não chega a ser um vinhaço, mas dá conta do recado tranquilamente.
A vinícola vinícola Tempus Alba localiza-se em Mendoza, Argentina, com vinhedos em Luján de Cuyo, Maipú e Tupungato, com altitudes que variam de 800 a 1200 metros do nível do mar e tem apresentado alguns rótulos bem interessantes.
O Pleno é elaborado sempre com um corte de Malbec e CS em proproções que podem variar a cada safra. Este 2005 tem Malbec a 70% e Cabernet Sauvignon a 30%.
Com relação ao vinho, apresentou rubi escura, translúcida. Fluido na taça. Aromas de médio intensidade, com frutas vermelhas, café e couro. Madeira bem colocada, relativamente discreta para um vinho que passou 18 meses em barrica de primeiro uso. Na boca mostrou equilíbrio, com corpo médio. Álcool na medida, boa acidez, taninos finos. Final longo, deixando discreto amargor.
Ótimo custo-benefício.
Classificação: muito bom.


4 comentários:

  1. Carambolas! JAMAIS vou encontrar uma belezura dessas por aqui, ainda mais por esse preço! Mas vou tentar me lembrar do rótulo. Nunca se sabe...

    Parabéns, LV! Show de post!

    ResponderExcluir
  2. Aliás, só agora caiu a ficha: na primeira vez em que vi esse rótulo, pensei que se tratava do "ostralhano" Tempus Two (post por vir)! Não vou me esquecer desse aí, até porque foi bem avaliado.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Tempus Pleno apresenta um ótimo custo x benefício. Muito bom vinho. Conheci esse vinho em 2006 e desde então tento sempre manter minha adega com algumas garrafas. Aqui no Brasil somente é encontrado no Wall Mart e SAM´s. Voltei semana passada de Mendoza e para conseguir comprar lá, somente na Bodega, pois sua produção, segundo uma sommelier que conheci, é toda exportada, principalmente para os USA. Espero ter contribuido. Henri

    ResponderExcluir
  4. Claro que contribuiu, Henri.
    Esse vinho para mim foi uma grata surpresa.
    Na próxima vez passar no Wall Mart vou comprar algumas garrafas para deixar na adega.

    Abs e seja sempre benvindo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...