Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O melhor vinho da minha vida

Outro dia, um amigo me perguntou por que eu não aplicava notas aos vinhos que degustava e postava no blog.
Respondendo, acho que não se avalia vinho como uma máquina, com parâmetros numéricos, precisos de desempenho. Vinho é o momento, a ocasião, a companhia, o lugar, o estado de espírito e, obviamente, o vinho em  si.
Não estou dizendo que vou para Paris, sentar num restaurante maravilhoso à beira do Sena, muito bem acompanhado e beber um "Sangue de Bois" achando que aquilo é a oitava maravilha do mundo! Mas dentro de uma perpectiva plausível de bons vinhos, uma boa parte da avaliação pessoal que fazemos dos vinhos tem a ver com o que está ao redor da garrafa e não dentro. Quem nunca bebeu um vinho com 90 pontos e não gostou? Ou um 80 pontos e adorou? Ou ainda, quem nunca não bebeu um vinho numa determinada ocasião e achou muito bom e, numa outra ocasião, achou que ficou devendo? Além disso, o que é bom para um, pode não ser para outro.
De qualquer forma, faço o registro dos vinhos no blog numa classifcação bem subjetiva, como bom, ruim, muito bom, ... Acho que é o máximo de categorização que consigo. Vale mais o comentário que  propriamente a classificação.
O melhor vinho que já tomei até hoje, na verdade, foi um vinho simples: Chardonnay IGT Toscana La Verruka 2010. Nem me lembrava do seu nome até ver na foto abaixo, na hora de montar o post.

Mas nem precisava.  Foi degustado na maravilhosa cidade de Lucca,  num charmoso restaurante à beira da Piazza Napoleone, num final de tarde de absurda beleza, acompanhado da minha esposa e de um casal de amigos muito querido. Ou seja, tinha todos os ingredientes necessários para ser inesquecível. E foi.
Enquanto vinho simples que é, provado pelos grandes experts possivelmente não teria uma grande pontuação, mas, naquele momento, me pareceu um néctar de outro mundo.
Não sei descrevê-lo agora. Só sei que está impresso na minha memória sensorial de maneira definitiva.
A foto abaixo representa a alegria de um brinde entre amigos, prestes a experimentar o melhor vinho do mundo.


Classificação LV: excepcional.

4 comentários:

  1. Brilhante!
    Parabéns pelo belo post, Leigo. E pelo belo vinho.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. LV, quando as pessoas pegarem uma ficha de pontuacao de vinhos nas maos entenderao melhor porque um vinho de 90 pontos pode ter gosto ruim e um de 80 pode ter melhor gosto.

    Sou contra o sistema de pontos, MAS eu entendo aquilo e ja julguei vinhos por esse sistema.

    O bom do sistema de pontos que a turma do Parker usa he que ficamos blindados das emocoes. Boas ou mas. Ate dentro de uma vinicola ele se mantem "imparcial" (nao 100%, claro).

    Post interessante. Blog com conteudo, parabens. Nem tudo no mundo do vinho no Brasil he perda de tempo e gente sem proteina na cabeca e/ou fazendo propaganda disfarcada de "degustacao".

    jratao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Por coincidência foi em Lucca que provei meu primeiro BRUNELLO..e com certeza vai ser o melhor..aquela cidade medieval com suas praças redondas deixam qualquer vinho ,desde o mais simples ao melhor,top, em um verdadeiro espetáculo...

    ResponderExcluir
  4. Sempre acreditei na velha maxima: " o melhor amigo é o amigo do botequim ". Dai, tô querendo tomar este IGT La Verruka de novo.
    Valeu Leigo, abs.
    Pedal só

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...