Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


sábado, 28 de janeiro de 2012

Tormentas Premium 2007



Quando provei o excelente Fulvia Pinot Noir fiquei de queixo caído. Imaginei, então, que a obra de Marco Danielle tinha atingido seu máximo e não me surpreenderia mais. Me enganei.

Experimentei ontem esse Tormentas Premium e não parei de pensar nele ainda. O vinho é tão intrigante que você tem a impressão de não conseguir entendê-lo por completo, gole após gole. Só que a garrafa acaba e a impressão permanece.

Na safra de 2007 foi feito exclusivamente com merlot, em uma edição limitada a 720 garrafas, sem adição de SO2. Necessita de uma boa aeração para dissipar gases provenientes da vinificação sem SO2.

Rótulo lindo e bem produzido, como aliás todos os vinhos desse "autor". Bonita cor rubi com reflexos violáceos, denso, brilhante. Alguns depósitos na taça. Aromas refinados, com predomínio de fruta madura, notas de couro e terra. Na boca, corpo médio, acidez instigante, taninos finos, com alguma adstrigência, que não incomodou. Álcool na medida. Final persistente, sempre convidando ao próximo gole.

Com certeza não é um vinho fácil, mas é grande vinho. Acho que tem bom potencial para evoluir ainda na garrafa por alguns anos, mas pode ser desfrutado já.

Mais uma vez um vinho do Atelier Tormentas me deixou atormentado (no bom sentido).

O único senão é o preço (160 reais). Mas se tivesse preço acessível e fosse bom ao mesmo tempo não seria vinho nacional, né?

Classificação LV: excelente.

2 comentários:

  1. Caro Leigo Vinho,

    Você disse tudo: não é um vinho fácil, mas é um grande vinho, assim como quase todos dele. Dos que provei o único que não me agradou foi o Prelúdio.

    Se puder depois dê uma olhada na minha postagem sobre esse Tormentas 07 no www.decantandoavida.com

    Abraço,

    Eugênio Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Eugênio,

    no meio da infantilidade da indústria vitivinicola nacional existem algumas pérolas. O trabalho do Marco Danielle é uma dessas pérolas.

    Obrigado pela visita e contribuição.

    Abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...