Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Uxmal Malbec 2009 - avaliando o mito do custo/qualidade

Degustando este vinho me veio à mente uma questão : o que vale a pena pagar por uma garrafa de vinho?
Obviamente a resposta é individual.
Muitos criticam essa questão de se avaliar custo/benefício, custo/qualidade, como queiram. Alegam que isso é balela, conversa de quem quer empurrar um vinho mais ou menos com a alegação de que é barato.
Não concordo. A questão de se avaliar custo/qualidade é fundamental, principalmente para o consumidor básico, que não quer ou não pode gastar 200, 500 ou 1000 reais em um rótulo. Vejo por mim: costumo degustar 2 ou 3 vezes na semana. Geralmente abrimos uma garrafa que tomamos em dois dias (bem acondicionada na geladeira, é claro). Não dá, simplesmente, para investir muito em um rótulo. Tenho, sim, é que aprender a comprar bem.
É bem verdade que vinho bom é bom e vinho ruim é ruim, mas a questão é : se eu estou disposto a gastar X, quais as opções que tenho que oferecem uma boa qualidade por esse valor. Tenho pra mim que, em relação a custo/qualidade, pelo menos para nós, brasileiros, os chilenos e argentinos são virtualmente imbatíveis.
Este Uxmal é um bom exemplo de um vinho simples, mas correto, de relativo baixo custo e que serve muito bem no dia a dia.
Cor rubi clara, brilhante, com lágrimas abundantes. No nariz, bastante fruta madura e sente-se discreta madeira. Corpo médio, bem equilibrado, com taninos redondos. Final de média persistência, sem amargor algum.
O DNA de Malbec se faz sentir. Falta-lhe complexidade, mas não o abri esperando encontrar.
Comprei por 21 reais e ele, sinceramente, é bem melhor que muito vinho mais caro e mais badalado que vemos por aí.
Classificação: bom
Custo/qualidade: excelente

FICHA

Produtor: Bodegas Uxmal
País: Argentina
Região: Mendoza
Safra: 2009
Tipo: Tinto
Uva: Malbec 100%
Vinificação: Leveduras selecionadas e temperatura controlada. 12 à 15 dias de maceração. Fermentação malolática completa.
Maturação: 20% do vinho é maturado por 3 meses em barricas de carvalho francês e 5% em barricas de carvalho americano.
Temperatura de Serviço: 16 a 18ºC
Teor Alcoólico: 13,7%
Corpo: Médio
Sugestão de Guarda: de 2 até 3 anos

9 comentários:

  1. Achei num super aqui e lembrei do post. Quem derrubou foi a patroa, com as amigas. E curtiu. Qualquer dia desses tiro a prova dos 9!

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena pelo que se paga.
    Excelente custo/benefício.
    Engraçado chegar aí na China.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Gostei do vinho. O que sugiro é participar de uma confraria/clube, como o da Wine, ou Wine Store, compro muito pela internet. Fica mais fácil pesquisar, ver pontuação e preços. A Via Vini também é uma boa. Visitar loja física é chato, ficam empurrando, nem sempre o rótulo diz tudo.

    ResponderExcluir
  4. Morro há 100 km da Argentina, comprei um Uxmal malbec por 25,60 pesos transformados em Reais 10.75, porém ainda naum experimentei.

    ResponderExcluir
  5. Também gostei desse vinho, o 2008 é realmente muito bom. Concordo ainda com a relação custo x benefício. Caro nunca foi sinônimo de bom.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o filósofo. o Uxmal é muito ruim.... Pelo preço, aliás, é péssimo. Tem até vinho nacional melhor...ou Côtes du Rohne de 26,00....
    A mistral, que tem excelentes vinhos, tenta vender,de vez em quando, uns custos benefícios que são umas bombas. Outro exemplo é o Colônia las Liebres, um bonarda ruinzinho que dá dó (do nosso bolso).

    ResponderExcluir
  7. Tomei o Uxmal Malbec 2011 este fim de semana. Aliás tô entrando neste post, pois tó procurando local para comprar. Foi tiro no escuro, nem tinha visto o ano. Talvez não tivesse comprado. Fiquei realmente surpreendido. Sou chato com com vinho e tenho receio destes com preços mais competitivos. Tenho vários Montes Alpha, Chateneuf du Pape, Borgonha. Fiquei realmente surpreso. Suave, pouco potente, como acontece muitos vinhos do Novo Mundo. Aprovadíssmo. Bom vinho para o dia-a-dia e para harmonizar com uma pizza.

    ResponderExcluir
  8. Meu caro,
    vc encontra o Uxmal na Mistral.
    Em valores atualizados tá 28 pratas.

    Abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...