Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A difícil tarefa de comprar vinhos pela internet

Hoje, consumir pela internet é uma realidade, quer pela facilidade, comodidade, segurança ou pela abrangência das ofertas.
Comprar vinhos não é tarefa fácil. Nem todos podem-se deslocar até um ou vários locais para garimpar e abastecer sua adega. Certamente um só local não oferecerá toda a variedade que se procura. As distribuidoras frequentemente se especializam em alguns produtores. Na verdade, as ofertas são monstruosamente variadas.
Considere, então, alguém, como eu, que more no interior, em cidades pequenas onde as únicas opções para se comprar um vinho se resumem a supermercados e algumas poucas lojas que mantem seus vinhos em condições pra lá de precárias.
Assim, a compra pela internet é inevitável e insubstituível em determinadas situações.
Mas o que se deve observar na hora de comprar um vinho?
Primeiramente, se você já sabe o que quer, fica mais fácil. Você faz uma busca pelo nome do produto, verifica onde o preço é melhor e compra, certo? Não é bem assim. O preço é fundamental, mas existem outros fatores a ser considerados. Em que condições esse vinho chegará até você? Em que condiçoes este vinho é mantido no estoque? São perguntas importantes. Respondendo: só comprando para saber. Assim, nunca faça compras qrandes em um site que você não tenha testado antes, com compras menores. Observe em que condições o produto chega até você. Os prazos de entrega foram cumpridos? Aliás, foi explicitado um prazo para entrega no site?
Existe uma outra situação: você não sabe bem o que quer; quer comprar vinhos, mas deseja navegar um pouco, ver se há alguma promoção, ou mesmo se permitir ser sugestionado pelo próprio site ou seu consultor. Verifique as informação sobre o produto contidas nas fichas dos vinhos. São esclarecedoras? São informações fidedignas? Há dicas de degustações e harmonizações? As fichas batem com as fornecidas pelos produtores? (sim, consulte os sites oficiais das empresas produtoras!). Os sites colocam filtros de pesquisa que te agradam ou que estejam de acordo com seus critérios para comprar vinho? Essas questões diferem os sites.
Por último, o site apresenta interfaces seguras e fáceis de se navegar? Tem uns que exigem um cadastro tão cansativo que você desiste no meio.
Com o tempo, naturalmente você vai eleger seus favoritos.
A seguir, para quem não tem muita experiência de compra, sugiro alguns sites que valem a pena de serem visitados e em que se pode confiar (obs.: não tenho vinculação com nenhum, apenas experiência de compras bem sucedidas).
Mistral
Você tem algum outro para indicar?

3 comentários:

  1. Leigo,
    A Vinci é muito boa tb.
    Tem uma grande vantagem que é o frete. O ideal é juntar uma galera pra fazer um pedido grande, pois o valor é fixo e só muda a partir de um número bem alto de garrafas. Aqui pro Rio, era por volta de 30 reais esse frete.
    Tem vinhos excelentes e de bom preço.
    Vale conferir

    Abs
    Bk

    ResponderExcluir
  2. Wine.com.br

    48 hs para entregar, eles entregam numa caixa segura onde os vinhos vão bem acomodados...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...