Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


domingo, 30 de outubro de 2011

Gratena Chianti 2009


Esse vinho infelizmente foi uma grata surpresa.
Digo infelizmente porque dificilmente terei a oportunidade de adquiri-lo novamente.
Isso porque é produzido por um pequeno produtor da região do Chianti, de maneira orgânica, bem dentro da nova tendência.
Comprei no free shop de Roma após muita insistência da vendedora.
Quando estava escolhendo meus vinhos ela propôs o vinho. Peguei uma garrafa para fazer uma média e antes de ir ao caixa devolvi.
Já na boca do caixa, a vendedora novamente me abordou e insistiu que eu levasse o vinho, que eu iria me surpreender.
E a danada estava com toda razão - o vinho é surpreendente.
Elaborado com 100% sangiovese, não filtrado, sem passagem por madeira e 13% de álcool.
Cor rubi clara, translúcida e brilhante. Nariz cheio, de qualidade, fresco, com frutas vermelhas, toque terroso e defumado. Na boca é equilibrado, acidez deliciosa, corpo leve e taninos macios.
Final de média permanência, redondo.
Um Chianti bem típico e fresco.
Agradou muito.
Classificação: muito bom.
Pena que eu comprei só um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...