Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


domingo, 30 de outubro de 2011

Miolo Lote 43 2005


Vinho badalado, cheio de pompa e adjetivos.
Primeiro grande vinho nacional, segundo alguns.
Não achei tudo isso.
Cor rubi escura, densa, impenetrável.
Aromas de boa intensidade, com frutas escuras, especiarias e madeira marcante, um pouco além da conta.
Encorpado, com taninos redondos, baixa acidez e álcool na medida. Madeira carregada, desequilibrando.
Final médio, com discreto amargor.
Vinho apenas correto. Faltou brilho. Padrão globalizado.
Me deu a impressão de um vinho muito mexido, pouco natural.
Classificação: bom

FICHA

Produtor: Miolo
Tipo: Tinto - Assemblage
Região: Vale dos Vinhedos(Rio Grande do Sul)
País: Brasil
Safra: 2005
Uvas: Cabernet Sauvignon(50%) e Merlot(50%).
Graduação Alcoólica: 14%
Temperatura de Serviço: 15ºC
Envelhecimento: 12 meses em barricas novas de carvalho americano e francês.
Estimativa de Guarda: 10 anos

3 comentários:

  1. Eu tenho um Miolo merlot Terroir 2008 guardado aqui.

    Dá pra guardar mais ou posso matar?

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Acho melhor matar logo.
    Eu achei esse merlot meio "suco de carvalho sabor uva".
    Acho que com o tempo não vai melhorar, pode até piorar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com essa opinião. As minhas expetativas eram muito elevadas e a decepção bastante dolorosa.
    Depois de três horas após a abertura da garrafa o buquê parecia ainda bastante reduzido em termos de diversidade de sabores. Infelizmente madeira (baunilha), parecia um elemento dominante. Na boca, lamentavelmente, senti, em primeiro lugar, o álcool que ainda não estava integrado com a fruta. Tanto a acidez como taninos encontravam-se muito longe de sua harmonia. Decepcionado primeiro contato com Lote 43, decidi decantá-lo.
    Felizmente, o vinho alcançou certa harmonia, mas a madeira contiuava não integrada com o aroma das frutas, assim como o álcool que esquentava a boca
    Certamente, Lote 43/2005 é um vinho muito badalado, patriótico. Infelizmente, falta-lhe equilibro e harmonia. Acho que Miolo deve ter mais atenção com uso de madeira. No mercado europeu, por exemplo, não é vista com bons olhos.
    Felizmente, alguns meses mais tarde bebi Miolo 43/2004. Esse vinho é realmente bom, repleto de harmonia e elegância.
    Piotr Wolkowski
    Varsóvia, Polônia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...