Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pinot x Pinot


A Pinot Noir é, definitivamente, minha variedade preferida, não escondo. A sutileza e a complexidade desta casta são cativantes. Por isso sou exigente quando experimento uma PN.
Um dos critérios que uso para avaliar é se o vinho respeita as características da casta. Ou seja, quando você toma Pinot, tem que parecer Pinot. A idéia que faço da PN é, inevitavelmente, o padrão francês. Delicadeza, elegância, complexidade.
No Novo Mundo existe uma tendência de produzir uma PN que eu chamo de "globalizada", caracteristicamente moldada dentro de padrões standartizados - concentração, madeira, exuberância. Particularmente, acho que a Pinot sofre demais com isso.
Daí a idéia deste confronto. Comparar PNs do Novo mundo, obviamente produzidas dentro de uma mesma proposta (linhas intermediárias, preço acessível).

Calyptra Pinot Noir Premium 2004
Cor rubi escura, densa. Lágrimas notavelmente lentas. Nariz explosivo, com frutas vermelhas, caramelo, tostado e inesperadas notas mentoladas. Oloroso. Na boca, corpo médio, taninos finos e álcool sobrando. Final médio.
A Pinot chilena deixou a desejar.
Classificação LV: regular.


Newen Reserva Pinot Noir 2010
Cor de Pinot, clarinha, translúcida. Nariz com bom ataque, mas delicado, com frutas vermelhas (morango) notavelmente vivas, e alguma especiaria. Na boca, corpo leve, taninos finos e boa acidez. Final médio. A`Pinot patagônica mostrou tipicidade e agradou.
Classificação LV: bom.


O Newen foi claramente superior por um motivo bem simples: é Pinot que parece Pinot. Não é um vinho que impressiona, mas tem seus encantos de Pinot Noir, enquanto o Calyptra não se definiu.
Na batalha Pinot x Pinot, venceu a Pinot.

4 comentários:

  1. Grande Leigo! Já tava na hora de retornar aos trabalhos, hein?
    Eu tb sou fã de Pinot. Mas é difícil acharmos coisas bacanas com preços idem.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bk,

      estive um tempinho parado em função de problemas de saúde do meu pequeno.
      Mas já estamos na ativa.

      Abs

      Excluir
  2. Daqui do novo mundo eu aprecio outro chileno, o Amayna Pinot Noir. Mas além de mais caro é um vinho perfeito demais, sem aquele caráter de um pinot da borgonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex,
      tô com um desse aqui na adega.
      Assim que abrir, virará post.

      Obrigado pela visita, sinta-se em casa.

      Abs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...