Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


sábado, 4 de junho de 2011

Paulo Laureano Alentejo DOC Reserva 2007

Paulo Laureano é um conceituado enólogo alentejano, grande conhecedor do terroir e das particularidades viticulturais do Alentejo. Parte de seu sucesso vem da firme determinação de manter intocado o caráter e a personalidade dos vinhos alentejanos, utilizando-se de variedades exclusivamente portuguesas, em busca da mais pura expressão do terroir e tipicidade alentejanas. Tudo isso baseado em uma reformulação das técnicas que vinham sendo usados na região e um meticuloso trabalho junto aos vinhedos.
Um trecho que se encontra em seus rótulos:
"Acredito nas nossas castas, nas suas cores, nos seus aromas e sabores; por isso elegi-as como suporte de meus vinhos. A minha aposta é desenhar vinhos exclusivamente com castas portuguesas, vinhos feitos com o que é nosso, aquilo de que todos nos orgulhamos."
Esse vinho que degustei hoje foi comprado pelo amigo ZR, em uma viagem a BH.
Agradou bastante.
Cor rubi escura, pouco translúcido. Denso na taça.
Nariz intenso, com frutas vermelhas, notadamente cereja, café, tostado e uma madeira que cresceu bastante com a aeração.
Na boca mostrou grande equilíbrio, corpo médio, taninos macios, álcool correto e uma acidez viva, que deu um frescor interessante a uma vinho com boa presença de madeira (18 meses de barrica). fazendo com que não ficasse "pesadão".
Final muito longo, sem nenhum amargor.
Recomendo.
Classificação : muito bom.


4 comentários:

  1. Que bom ter gostado. Como não o conhecia trouxe por indicação do vendedor. Qualquer hora o degustarei.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Até agora, a média do ZR tá melhor que a do Neymar!

    Show de post!

    ResponderExcluir
  3. Acho que Fernando esta puxando meu saco pra beber os italianos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...