Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Herdade do Esporão Reserva Branco 2009

Esta foi uma aquisição pelo ClubeW, da webstore Wine, do qual sou assinante e que tem-se mostrado muito interessante. As seleções mensais tem sido consistentemente boas. Considero um bom caminho para quem está começando, pois as seleções vem comentadas, com matérias sobre o produtor e o produto, com uma lógica na escolha que facilita na organização do nosso arquivo enológico pessoal. Além disso, os preços tem sido consideravelmente menores do que os praticados no mercado.
Este branco é produzido pela Herdade do Esporão, tradicional vinícola do Alentejo que tem recebido grandes avaliações da crítica especializada internacional. É elaborado com as castas Roupeiro, Arinto e Antão Vaz, com vinificação e estágio durante seis meses em barricas novas de carvalho francês e americano. Estas castas brancas estão plantadas em solos xistosos, com cepas com idades compreendidas entre os 15-20 anos. Os rótulos dos vinhos do Esporão são desenhados por artistas; todos os anos novos rótulos ou novas imagens.
Com relação ao vinho, apresentou cor translúcida, amarelo-palha, com reflexos dourados, com lágrimas abundantes. Aroma de boa intensidade, complexo, frutado, destacando-se pera e abacaxi, com mel no fundo. Boa estrutura, elegante, com acidez perfeitamente ajustada ao corpo e com toque amadeirado de fundo, algo aveludado no céu da boca. Final de boca longo, fresco.
Tem estrutura e, com a guarda, possivelmente ganhará ainda mais complexidade e elegância, mesmo que em detrimento da fruta.
Impressionou. Recomendo muitíssimo.
Classificação : excelente

FICHA
Tipo: Branco - Assemblage
Região: Alentejo
País: Portugal
Safra: 2009
Uvas/corte: Antão Vaz, Arinto e Roupeiro.
Graduação Alcoólica: 13.3%
Temperatura de Serviço: 9º C
Envelhecimento: Fermentação mista em cubas de inox e barricas novas de carvalho americano e francês.
Estimativa de Guarda: 5 anos
Volume: 750 ml
Diretrizes Enogastronômicas: Perfeito para tomates recheados, espetos de carne de porco, sardinha na brasa, frango churrasqueado e risoto de frutos do mar.
Avaliações:
Robert Parker : 87 (06)

2 comentários:

  1. Olá! Realmente os brancos da Esporão são de grande qualidade. Quando tiver oportunidade não deixe de experimentar o Private Selection. Fizemos um degustação em que ele bateu o Pêra Manca.
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...