Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


sábado, 1 de outubro de 2011

Lisini San Biagio IGT 2007



Basicamente, o termo supertoscano refere-se a vinhos com componente significante de Sangiovese combinado com variedades não associadas tradicionalmente à Itália, tais como Cabernet Sauvignon, Merlot e outras. Isto diferencia este blend do blend de Sangiovese clássico, no qual uma parte predominante de Sangiovese é combinada com variedades tradicionais italianas. Alguns vinhos famosos como Sassicaia, Masseto and Ornellaia e que são associados ao termo supertoscanos não apresentam Sangiovese o que causa alguma confusão.
De fato, o termo supertoscano foi usado para se referir especificamente a vinhos como Sassicaia and Tignanello. Eram vinhos que não eram incluídos no sistema de classificação DOCG italiano, pois continham variedades não permitidas e eram envelhecidos de maneira diferente (em barrica) ou então tinham 100% de Sangiovese, o que, então, não era permitido para a região do Chianti. Forçosamente foram classificados como vinhos “de tavola”, mas rapidamente encontraram amparo na crítica especializada e tiveram preços maiores do que os próprios DOCG Chianti Classico e vários Brunello di Montalcino. Começaram a ser chamados de supertoscanos, em virtude de sua popularidade, qualidade e preços elevados. Posteriormente, as autoridades italianas, 1992, reclassificaram esses vinhos na categoria IGT (Indicazione Geografica Tipica).
O fato é que muitos vinhos são ditos supertoscanos sem verdadeiramente o serem. Este Lisini é considerado supertoscano por uns e por outros, não. Isso serve para se ter uma idéia dos complexos sistemas de classificação da Itália. Resumindo e simplificando, o vinho que não se enquadra muito bem em categorias ja bem estabelecidas é dito IGT, o que faz este grupo bastante heterogêneo.
Este vinho é produzido com Sangiovese 100% e a verdade, classificações a parte, é que é muito bom.

Cor rubi escura, com bonitos reflexos alaranjados. Aromas intensos, deliciosos e instigantes, com um frutado leve, defumado e madeira discreta. Na boca mostrou muito equilibrio, corpo médio, taninos finos e prontos, álcool correto. Final longo confirmando o nariz.
Boa vocação gastronômica.
Agradou demais.
Classificação: muito bom.


Um comentário:

  1. Opa! Começaram os trabalhos.

    Quanto saiu e como adquiriu esse aí, LV?
    Já o achei aqui na internet por 80 pratas. Deves tê-lo comprado lá então com duas ou três moedas.

    Abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...