Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


sábado, 22 de janeiro de 2011

Confraria Amigos de São Lourenço

Em noite memorável fundou-se a "Confraria Amigos de São Lourenço". Ainda que de forma meio improvisada, conseguimos dar o pontapé inicial e, finalmente, sair do planejamento. A primeira reunião se deu no Toledo's Grill, com a presença dos confrades: Zé Roberto, Eliane, Dirceu, Cristina, Estevão, Carla, Fernando, Eber, Mário Henrique, Luci, Apolônio e Fernanda.
Houve até um colega que tentou nos brindar com um genuíno "Bordô-Suave" brasileiríssimo, mas, de forma surpreendente e inexplicável, foi rechaçado pelos presentes.

Ainda assim, a reunião foi agradável e deixou um gostinho de quero mais.
Abaixo os vinhos degustados:


Porca de Murça 2009
Cor rubi de média, pouco brilhante,  transparente. Aromas de pouca intensidade, com cerejas e pimenta. Sem percepção de madeira. Corpo médio, com taninos algo salientes, boa acidez e alcool sem incomodar. Final de média permanência, com um certo amargor.  Faltou complexidade. Melhora acompanhando uma refeição.
Classificação: regular.






Solar del Paso Tannat 2009 - Canelones - Uruguai
Cor rubi pálida, com bastante limpidez, bem fluido na taça. Aromas discretos, com fruas vermelhas, não melhorou com oxigenação. Não percebi madeira. Corpo leve, taninos macios até em demasia. Boa acidez e alcool pouco marcante. Final de boca de média duração. Como aperitivo desse melhor; para acompanhar um prato mais rico provavelmente ficara apagado.
Classificação : regular.




Montes Selección Limitada Cabernet / Carmenère 2008 (Viña Montes)
Elaborado a partir de um corte típico chileno : cabernet sauvignon (70%) e carmenere (30%). Cor rubi escura, pouco translúcida, com lagrimas abundantes e finas. Aromas tímidos, com cereja e café, com madeira discreta. Corpo médio, com taninos um pouco salientes, mas boa presença de boca. Final de boca agradável e longo. Acho que com uma guarda curta pode melhorar.
Classificação: bom.
 





Viu Manent Reserva Cabernet Sauvignon 2004
Bonita cor rubi escuro com reflexos violáceos, brilhante, denso na taça, com lagrimas finas. Aromas intensos, com cravo, canela e madeira. Corpo médio, bem equilibrado, com taninos macios e bem integrados com alcool e acidez, confirmando os aromas percebidos. Final longo, agradável
Classificação : muito bom.





Concha y Toro Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2008
Ao exame visual mostrou-se vermelho rubi, tendente ao grená, com lágrimas abundantes e límpidas, denso na taça. Aromas intensos, com ameixa, caramelo e madeira bem presente (confirmando sua passagem de 18 meses por barricas de carvalho). Na boca mostrou-se aveludado, destacando-se pelo equilíbrio, com taninos bem macios, alcool e acidez bem acertados e retrogosto confirmando caramelo. Final de boca longo, sem nenhum amargor.
Classificação: excelente.




Todos acompanhados pela tradicional água da cidade.

Classificação: excepcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...