Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Robert Mondavi Private Selection Pinot Noir 2009

Outro vinho adquirido com o Clube W do renomado produtor norte-americano Robert Mondavi ( já degustamos o Zinfandel - ver).  Este Pinot Noir (minha uva preferida) apresentou cor rubi com reflexos violáceos, límpida e brilhante. Aromas inicialmente alcóolicos, mas com a aeração evoluiram para fruta (cereja e cassis) com toques de pimenta e noz moscada.
Na boca apresentou corpo leve, bastante fresco, equilibrado, com taninos finos, agradáveis e discretos, acidez um pouco abaixo do desejável, frutado, com retrogosto persistente. Álcool saliente. Final longo.
Evoluiu bem após algum tempo de aberto. Trata-se de um bom vinho, simples, correto, leve, para ser bebido no dia a dia, acompanhando pratos leves. Adquiri pelo Clube W, pagando 48 reais. O preço de mercado gira em torno de 80 a 90 reais. Neste ultimo caso acho bem caro para o que o vinho é.
Classificação: bom.

FICHA

Produtor: Robert Mondavi
Tipo: Tinto - Pinot Noir
Região: California
País: Estados Unidos
Safra: 2009
Uvas: Pinot Noir.
Graduação Alcoólica: 13.5%
Temperatura de Serviço: 15ºC
Envelhecimento: 6 meses em barricas de carvalho francês.
Diretrizes Enogastronômicas: Ideal para acompanhar salmão grelhado, aves, embutidos, carne suína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...