Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2008

Este vinho foi comprado em viagem recente ao Chile. Interessante como a diferença de preço é grande entre comprar lá e aqui. Para se ter uma idéia, lá ele sai por algo em torno de 30 reais e, aqui, perto de 90.
A verdade é que mesmo por 90, é uma boa compra, porque o vinho tem muito para oferecer.
Ao exame visual mostrou-se vermelho rubi, tendente ao grená, com lágrimas abundantes e límpidas, denso na taça. Aromas intensos, com várias camadas, destacando-se ameixa e caramelo, com madeira bem presente (confirmando sua passagem de 18 meses por barricas de carvalho). Na boca mostrou-se aveludado, destacando-se pelo equilíbrio, com taninos bem macios, álcool e acidez bem acertados e retrogosto confirmando caramelo, delicioso. Final de boca longo, rico, sem nenhum amargor.
Este vinho foi degustado na noite em que oficialmente fundamos a Confraria Amigos de São Lourenço. Destacou-se naquela noite e recomendo muitíssimo.
Classificação: excelente.

FICHA

Produtor: Concha y Toro
Tipo: Tinto - Cabernet Sauvignon
Região: Vale do Maipo, Puente Alto
País: Chile
Uvas: 92% Cabernet Sauvignon, 7% Carmenère, 1% Petit Verdot
Safra: 2008
Graduação Alcoólica: 14.5%
Temperatura de Serviço: 18ºC
Envelhecimento: 18 meses em barricas de carvalho francês.
Estimativa de Guarda: 5 ano(s)
Avaliações:
Jancis Robinson: 17/20 (2008)  Wine Spectator: 91/100 (2005)  Robert Parker: 88/100 (2005) Stephen Tanzer: 90/100 (2006) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...