Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Undurraga Founder's Collection Carmenere 2008

Vivendo e aprendendo. Hoje aprendi mais uma: não dê parecer algum sobre um vinho até que a última gota da garrafa seja derramada. Esse vinho de hoje (tenho o orgulho de dizer) comprei na sede da própria Undurraga em viagem recente ao Chile. Aliás, visita bastante intimista e degustação muito agradável, com quatro vinhos (acima da média de dois vinhos em outras vinícolas chilenas). Brindam-nos, também, com uma bonita taça logotipada. Voltando ao vinho, esta linha (Founder's Collection) é a segunda linha da Undurraga; acima dele só o Altazor. Inicialmente mostrou qualidade, mas de maneira tímida. Após uma hora de decantação o vinho abriu, tanto em aromas quanto na boca. Eu já tinha feito minhas anotações logo na primeira taça e tive que refazê-las ao término da garrafa.
Vamos ao vinho. Ao exame visual, apresentou cor rubi com reflexos violáceos, transparente e brilhante, com lágrimas finas e lentas. Aroma de média intensidade, predominando ameixa e cereja, com baunilha ao fundo.
Na boca, confirmou o nariz, bastante frutado, com toque de madeira. Taninos macios, acidez bem integrada, álcool (após decantação) presente, mas sem incomodar. A impressão predominante é de equilíbrio. Final de boca longo e agradável.
Classificação final: muito bom.

FICHA

Produtor: Undurraga
País: Chile
Região: Colchagua
Safra: 2008
Tipo: Tinto
Uva: Carmenere (100%)
Temperatura de Serviço: 16 a 18ºC
Teor Alcoólico: 14%
Harmonizações: Carnes grelhadas, massas em geral
Avaliações:
Robert Parker: 86 (06)

Um comentário:

  1. Também comprei e gostei muito. Onde acho pra comprar em São Paulo , Capital?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...