Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


domingo, 19 de dezembro de 2010

Alamos Chardonnay 2009

A degustação de hoje foi este agradável branco da linha Alamos da centenária bodega Catena Zapata.
Os produtos da linha Alamos são unanimidade quando se discute relação qualidade / preço. Uma ótima opção para aqueles que estão começando, como eu.
A Catena pode ser considerada como linha intermediária de produtos da vinícola, oferecendo mais que o esperado, verdadeiros clássicos tais como o Catena Malbec, que  já foi indicado como um dos 100 melhores vinhos do mundo.
A linha Catena Alta combina potência e elegância com equilíbrio. É elaborado com uvas selecionadas de vinhedos situados a altitudes próximas dos 1000 metros e, com uma complexidade impressionante, é uma referência absoluta.
A linha DV Catena que é composta por vinhos premium elaborados com uvas de dois vinhedos diferentes, ambos de terroir excepcional e localizados em altitudes distintas conferindo maior complexidade e profundidade ao vinho. Espetacular.
Todos valem a pena !!!
Este Chardonnay é um grande achado, com um investimento relativamente baixo e retorno acima da média. Na Mistral custa 28 reais.
Apresentou uma coloração amarelo dourada, brilhante e límpida. Lágrimas densas, lentas. Aroma com fruta, principalmente maçã verde, com intensidade média. Bom corpo, equilibrado, com toque de baunilha, lembrando a passagem pela madeira. Apresenta uma cremosidade algo amanteigada na boca, própria dos chardonnay do Novo Mundo.
Final de boca agradável, com média persistência e um discreto amargor.
Inicialmente tímidos, os aromas desprenderam após o vinho ter aquecido um pouco na taça.
É um vinho "gostoso", para dizer de forma simples.
Gostei e recomendo.
Classificação: muito bom.


FICHA
País: Argentina
Região: Mendoza
Safra: 2009
Tipo: branco seco
Produtor: Catena Zapata
Uvas/Corte: Chardonnay 100%
Teor alcoólico: 13,9%
Sugestão de Harmonização: pratos delicados de peixes ou de aves, ou como aperitivo sofisticado.
Temperatura de serviço: 11º a 13º
Sugestão de Guarda: beber
Volume: 750 ml
Avaliações: 
Wine Enthusiast: 88 pontos (08) / Top 100 dos Best Buys
Robert Parker: 87 pontos (07)

3 comentários:

  1. Fernando,
    Quero parabeniza-lo pelo seu blog que ficou excepcional(conforme sua classificação de vinhos,a melhor). Fiquei muito surpreso em conhecer seu dom e facilidade para analizar vinhos. Não parece nada com leigo,pela sua desenvoltura logo será um profissional.
    Um grande abraço.
    José Roberto.

    ResponderExcluir
  2. Seremos juntos, meu amigo. Seremos companheiros de confraria e ainda degustaremos muitos juntos. Valeu pelo apoio no blog.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. E outra : estamos aguardando para assassinar aquele Almaviva EPU como ele merece...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...