Preceito básico

O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia!


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Santa Carolina Reserva de Família Carmenere 2008

Este foi devidamente degustado : em boa companhia, acompanhado de excelente comida do chef Fábio Scorza (restaurante Contemporâneo - provem!).
A uva emblemática chilena - Carmenere - na verdade tem origem francesa (Bordeaux). A cada ano os enólogos têm aprendido a lidar com esta uva, e os vinhos têm, consistentemente, apresentado qualidade crescente. No Chile durante muito tempo a Carmenere foi confundida com a Merlot e o engano só foi desfeito na década de 1990. Na verdade, a uva havia deixado de ser cultivada em virtude de uma praga que devastou vinhedos franceses no século XIX, a Phylloxera Vitifoliae. Os vinhedos chilenos foram poupados devido ao seu relativo isolamento geográfico. A Carmenère desenvolveu-se muito bem nos vales mais quentes das zonas de Rapel, como Cachapoal e Colchagua, e do Maule.
Este vinho que degustamos apresentou cor vermelho escura densa, muito bonita. Lágrima fina, lenta. No nariz apresentou fruta madura, com especiarias. Na boca, mostrou bom corpo, taninos redondos, madeira discreta e bastante equilibrio para um teor alcóolico de 14%, que em nenhum momento incomodou. Final de boca discreto e agradável.
Vinho correto, dificilmente não agradará. Superior ao vinho da mesma linha (Reserva de Família) com a Cabernet Sauvignon.
Classificação : muito bom.





FICHA:
Uva: 86% Carmenere, 8% Cabernet Sauvignon, 6% Petit Verdot
Tipo de Vinho: Tinto
Tipo de Corte: Assemblage
Graduação Alcoólico: 14,5 %
Garrafa: 750ml
País: Chile
Região: Vale do Rapel
Produtor: Santa Carolina
Safra: 2008
Temperatura de Serviço: 18 a 20°C
Harmonização: acompanha bem carnes vermelhas, especialmente cordeiro;
Avaliações:
Robert Parker: 87 (2006)
Wine Enthusiast - 91 pontos (2007) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...